sexta-feira, 8 de abril de 2016

Trabalho de parto em Cadelas

A maioria de donos de cadelinhas se perguntam sobre as questões reprodutivas principalmente sobre o período de gestação, se informar sobre isso é extremamente importante, pois cuidar da saúde do animalzinho durante a gestação é benéfico tanto para mãe como para os filhotes, sendo que cada fase gestacional requer cuidados especiais.
O período Gestacional dura em torno de 58 a 63 dias, 02 meses, no entanto as cadelinhas podem estar prontas para parir a partir de 58 dias, a depender da avaliação dos filhotes gestados ao exame Ultrasonográfico.
Identificada a Gestação um acompanhamento semanal deve ser estipulado principalmente o que se diz a respeito da nutrição, a alimentação tem que ser feita adequadamente pelas exigências nutricionais da mãe e dos filhotes.
parto2
Analisando o que acontece em diferentes fases gestacionais
Período de 01 a 03 semanas – A fertilização ocorre surgindo o embrião, a divisão celular se inicia. Nestas semanas o embrião se prende à parede do útero e o número de filhotes é definido. Ao desse período, é observado a cabeça e o tronco dos fetos.
Período de 04 a 06 semanas – Os fetos têm entre 2 e 6 centímetros, Os órgãos, músculos, olhos, medula espinhal e os ossos são formados. O sexo dos filhotes é definido e pode-se sentir a pulsação. As pernas começam a se desenvolver no final da sexta semana.
Período de 07 a 09 semana – O crescimento dos filhotes  se acelera juntamente com o aumento do abdômen e se dá a impressão que estão para nascer. Nesta fase, o focinho se desenvolve e os pelos. Na ultima semana, os movimentos das pernas dos filhotes já são visíveis a olho nu no abdômen do cão, o que indica que eles estão prontos para nascer.
Diagnostico de Gestação
O diagnóstico de gestação em cadelas contribui para aumentar a eficiência reprodutiva desses animais, possibilitando o planejamento de uma dieta alimentar adequada para as fêmeas gestantes e a definição de uma estratégia sanitária eficiente. Além disso, dependendo da técnica de diagnóstico utilizada, possibilita identificar uma gestação precocemente, avaliar a viabilidade fetal, o número de fetos em uma ninhada e, adicionalmente, permite uma estimativa bastante aproximada da idade fetal pela avaliação de suas dimensões e a avaliação do sistema genital da fêmea.
Sinais Externos da Gestação, desenvolvimento das glândulas mamárias, dilatação do abdômen, aparecimento de depósitos de gordura no abdômen e alterações no comportamento (Verstegen et al., 1996). A precocidade no diagnóstico correto da gestação é de grande importância, visto que os sinais externos devem ser diferenciados de uma lactação nervosa e da presença de doenças como a piometra ou os tumores abdominais (Rachail, 1980).
Auscultação
A detecção dos batimentos cardíacos fetais, utilizando-se um estetoscópio, apresenta-se como um método diagnóstico de gestação (England, 1998). A freqüência dos batimentos cardíacos fetais geralmente é o dobro da freqüência encontrada na mãe, o que facilita a sua identificação. Segundo Rachail (1980), os fetos apresentam uma freqüência entre 180 a 240 batimentos por minuto. Considerando que os batimentos fetais são detectados apenas durante os quinze dias finais da gestação, a auscultação é um método de diagnóstico tardio (Verstegen et al., 1996).
parto-cesariana-cadela
O Trabalho de Parto
O trabalho de parto inicia com a abertura da Cervix, canal que comunica o útero com o canal vaginal e o exterior, esse período dura em média de 6 a 12 horas, podendo chegar a 24 horas em algumas cadelas. Durante essa fase, a fêmea apresenta-se inquieta e nervosa, e normalmente recusa alimentação; pode também apresentar vômitos, respiração ofegante e tremores, e pode ficar cavando o chão, É o momento certo para providenciar um local calmo e aconchegante para a fêmea fazer seu ninho e ligar para o medico veterinário ficar de prontidão, caso haja necessidade de intervenção.
Em seguida, iniciam-se as contrações, facilmente perceptíveis, a cadela contrai o abdome, fazendo força, até expulsar o primeiro filhote e sua respectiva placenta. Se passadas 12 horas e nada de indicio de nascimento do primeiro filhote, pode-se já pensar na possibilidade de uma intervenção cirúrgica para nascimento dos filhotes, 24 horas de trabalho de parto é o suficiente para os filhotes entrarem em sofrimento fetal, correndo risco de vir a óbito.
O nascimento de todos os filhotes pode levar desde poucas horas até 24. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote varia, sendo em geral de 10 a 30 minutos. Se a fêmea apresentar contrações fortes por mais de 30 minutos, sem que haja o nascimento de um filhote, entre em contato com seu Medico Veterinário.
Lembre que se a fêmea ficar assustada ou nervosa (muitas pessoas ou outros animais no ambiente), o trabalho de parto pode ser interrompido.
A Cadela lambe vigorosamente cada filhote removendo todas as membranas, estimulando a respiração e excreção de liquido amniótico. Caso não ocorra dentro de 3 minutos, deve intervir, removendo as membranas e massageando o filhote com uma toalha macia e seca.
O cordão umbilical  é cortado pela fêmea com os dentes, pode acontecer de a cadela comer toda placenta, deve acompanhar, pois á cadelas de primeira viagem que podem acabar comendo alguns filhotes.
Os filhotes devem sempre ser deixados com a mãe, e devem ser manipulados o mínimo possível. Algumas cadelas amamentam os filhotes recém-nascidos ainda durante o parto, outras não. Você deve observar se todos estão mamando adequadamente.
dog_amamentando
COMO SABER SE OS CACHORROS ESTÃO QUASE A NASCER? 
O primeiro sinal evidente de entrada em trabalho de parto é a diminuição da temperatura corporal da mãe, de 38,5ºC para 37ºC (embora os valores normais possam variar um pouco, de caso para caso). Isto costuma acontecer entre 12 e 24 horas antes de dar à luz.
Nas fases finais, as cadelas perdem o apetite, arranham a cama para preparar “o ninho”. As contrações são visíveis, a cada contração a cadela se torna tensa e relaxa à medida que estas passam, a cadela ficará também bastante inquieta e agitada, começando, até, a arfar e tremer. 
O último sinal é o corrimento vaginal, começa com uma cor límpida, mudando para verde-claro e depois para verde-escuro. Esta tonalidade escura revela que a placenta se soltou e os cachorros estão prestes a nascer. Se não tiver nascido nenhuma cria uma hora depois deste corrimento mais escuro, vá até uma clinica veterinária mais próxima que tenha um centro cirúrgico e uma equipe apta a realizar uma cesariana de emergência.
É considerado distocia ou parto distócico quando:
As contrações são fortes e persistentes sem expulsão fetal
Contrações fracas, infreqüentes e improdutivas por mais de 2 ou 3 horas
Quando o intervalo for maior do que 2 horas entre os fetos ou 4 horas após o início do 2° estágio;
Gestação prolongada, descarga vaginal purulenta e sinais de intoxicação;
Posição anormal do feto ou feto muito grande.
 A Cesariana
Toda vez que identificamos um parto distócico, devemos levar a cadelinha para um procedimento cirúrgico de cesariana em uma clinica ou Hospital Veterinário habilitado. A cesariana é necessária em raças específicas que não conseguem parir naturalmente, a anatomia destas raças impossibilita o nascimento por parto normal.
Algumas delas:
Bulldog Frances, Bulldog Ingles, Pug, Pequinês, shitzu, Chiuaua, entre outras, principalmente algumas raças braquicefálicas e os mestiços dessas raças.
Cadelas que já tenham passado por uma cesariana, em uma nova gestação quase sempre na maioria dos casos ha necessidade de uma nova cesariana.
Deve-se pensar na possibilidade da castração da cadela no dia da cesariana, quando não há interesse reprodutivo, já que nas futuras gestações a cesariana pode ser inevitável.
Em cachorras muito jovens que acasalaram no primeiro cio ou idosas, por falta de contração, a cesariana se torna necessária.
Em todos os casos o pré-natal ajuda a identificar algum problema, o acompanhamento ajudará identificar uma gestação muito longa ou curta dando indícios de que a qualquer momento haverá necessidade de uma cesárea.
Enquanto o mundo humano eleva a polêmica em torno das cesarianas e partos normais, defendendo diferentes pontos de vista e, em muitos casos, condenando a prática cirúrgica para o nascimento de crianças; o mundo veterinário segue tendo a cesariana em cadelas como uma solução confiável para muitos casos – podendo evitar uma série de problemas na hora do nascimento das crias caninas envolvendo tanto a mamãe como seus filhotes.
Procurando por uma Clinica Veterinária
Mesmo sabendo que cerca de 95% dos partos em cadelas são normais, os 5% restantes podem ser de grande perigo para a vida e a saúde do animal. Conforme citado anteriormente, a grande maioria dos casos de partos em cadelas é feita de maneira normal; no entanto, há alguns casos específicos e emergenciais em que a cesariana pode ser indicada , avaliado o risco de vida para a mãe ou as crias. Os principais casos em que uma cesariana programada em cadelas é recomendada são:
  • Número de filhotes muito alto ou muito baixo: Tempo do trabalho de parto demorado para ninhadas grandes, filhotes que crescem muito no útero em ninhadas pequenas.
  • Cadelas com historio de complicações no parto 
  • Cadelas muito jovens ou muito idosas
  • Raças com maior propensão para partos distócico.
  • Sofrimento fetal: Dificuldade do filhote em sair, com o risco de bronco aspirar o líquido placentário e morrer asfixiado.
  • Características corporais desfavoráveis para o parto: Cadelas com alterações corporais que possam dificultar o parto normal também podem precisar de cesarianas.
  • Falta de assistência profissionalNo caso das fêmeas prenhes que vivem em regiões de difícil acesso ou falta de profissionais veterinários, a cesariana programada também é indicada.
  • Outros fatores Além das situações já expostas há algumas outras que também podem representar problemas para as cadelas que terão crias, incluindo a gestação prolongada (que, conforme explicado, causa o sofrimento fetal). Descargas purulentas pela vagina (que podem ocorrer em função da piometra durante a gestação – necessitando de um diagnóstico rápido e preciso que pode ser feito por meio do ultrassom; sendo que, se confirmada a existência do problema, se torna fundamental a realização de um procedimento cirúrgico para retirada do útero).
O ninho do nascimento e o pós-parto
O ninho pode ser feito com papelão, jornal, ou qualquer outro material fácil de limpar e que seja confortável para a cadela. Após o parto, é comum que a cadela, ao perceber um filhovinicius3te muito fraco, o deixe de lado para cuidar dos outros que tem mais chance de sobreviver. Também é comum que ela coma o filhote morto, para limpar o ninho. Não se assuste, esse comportamento é instintivo da cadela. A cadela pode impedir que as pessoas se aproximem para proteger os filhotes e caso a cadela não tenha leite, é necessário que imediatamente vá a uma loja de produtos para animal para comprar leite artificial e este ser oferecido aquecido aos filhotes. Lembre-se que em poucas horas o filhote pode apresentar hipoglicemia, desidratação e morrer, não fique esperando e, em caso de dúvida, encaminhe o animal a um médico veterinário.
Por: Dr. Vinicius Ribeiro da Silva – Medico Veterinário CRMV ES 1336 – Clinica e Cirurgia de Pequenos Animais – Proprietário Clinica Continental Pet
Referências

44 comentários:

  1. minha cadela esta com 59 dias de gestacao e ficou muito agitada,agora esta com uma bolsa um pouco para fora da vargina e muito tranquila e normal...e da raca Bulldog frances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha estava do mesmo jeito porém essa bolsa estourou tem 24 hrs já e não apareceu nada até agora

      Excluir
    2. a minha esta com 65 dias e lhasa n sei oq faço c ela

      Excluir
  2. Bom dia. Minha cadela está com 58 dias de gestão,tem 1 ano e 4 meses. Agora está saindo um muco escuro dela seguido de um pouco de sangue. Ela está perto de ter os filhotes? Só posso leva-la ao veterinário amanhã. Por isso minha preocupação. Ela é da raça pitbull. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. A mudança de temperatura deve ser medida SOMENTE por via retal? Ou a via bucal também é uma opção?

    ResponderExcluir
  4. minha cachorrinha esta com 61 dias depois da cruza começou a sentir dores pela manha as dores vem e vão ja passou mais de 13 horas e nada a vagina está sequinha até quantas horas posso esperar para que nao corra nenhum risco

    ResponderExcluir
  5. Minha cachorrinha tevi cria 4 dia e agora ela esta com comportamento estranho igual quando cadelinha vai ter cria ela fica cavacando si escondendo oque sera isso estou preucupada com ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez ela não tenha expulsado todos os filhotes. Leve ao veterinário. Ela pode morrer por infecção.

      Excluir
  6. Minha cachorrinha tevi cria 4 dia e agora ela esta com comportamento estranho igual quando cadelinha vai ter cria ela fica cavacando si escondendo oque sera isso estou preucupada com ela

    ResponderExcluir
  7. minha cadela teve cinco filhote, é uma bulldog frances, aparentemente ela esta bem o que anda preocupando e que ela logo coloca pra fora tudo que come, cheguei a pensar que e pq ela fica lambendo os filhotes o tempo todo e acaba engolindo pelo, porem estou preocupado :(

    ResponderExcluir
  8. Ola bom dia! Minha pinscher hj esta com 62 dias de gestação,ja teve cria outras vezes, foi tudo normal! hj amanheceu um pouco queta e saindo tipo uma clara de ovo nela,mas nao esta chorando e nem cavando ainda.. pode ser q hj nascem os bebês??

    ResponderExcluir
  9. Minha cadela e pequena e esta com 61 dias de gestação hoje posso ir me preparando pra ela parir ou devo esperar mas um pouco To ansiosa ❓

    ResponderExcluir
  10. Olá hoje a minha cadela estava com um liquido verde na cervix sera que os seus bebes vão nascer hoje

    ResponderExcluir
  11. Ola,minha buldogue frances esta com 62 dias de gestação e ate agora nada aconteceu,mais quanto tempo posso esperar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 63 dias pois a bulldog geralmente tem complicação por os filhotes se muito cabeçudo

      Excluir
  12. Olá minha cadelae da raça pitbull ontem ela teve dois filhotes pela manhã mas até agora ela não teve mais nenhum ela tem um ano e 2 meses queria saber se ela ainda pode ter mais ? E quantos dias passa para terminar um parto ?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite tenho um Bulldog inglês e teve dois filhotes foi cesária porém ela tá sangrando e normal.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite tenho uma cadela Bulldog inglês .
    Teve cria dois filhotes ela lambe eles toda hora.
    E fica cavucando as cobertas e normal.
    E ela depois de ter os filhotes começou a sangrar ,só que o parto foi cesária.

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA EU TENHO UMA CHIUAUA E ESTA COM 55 DIAS E EU ESTOU QUERENDO FAZER O PARTO NORMAL.POR FAVOR QUAL É AS PRECAUÇÕES QUE DEVO TOMAR.

    ResponderExcluir
  16. Minha cadela da raça rottweiler apresenta todos os sintomas hj com 50dias ela fica só embaixo da cama mas porém somente um sintoma não apresenta que é..
    Não apresenta volume algum no abdoabd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela tenha apenas 1 filhote. Calma, como ela esta hj?

      Excluir
  17. Minha cachorra já fais mais de seis horas que pariu um filhote e agora ta fazendo força e norml

    ResponderExcluir
  18. ola bom dia a minha cadela e de raça begael ela ontem por volta das 20:00 esta com um corrimento transparente ela esta com 58 dias de gestação e normal estou muito preocupada agradeço a quem poder ajudar

    ResponderExcluir
  19. Minha pitbull começou a sair líquido com um pouco de sangue a 7 hs não veio nenhum filhote ainda. Devo me preocupar ou leva mais tempo.

    ResponderExcluir
  20. Minha cadela estava com uma bola transparente ,branca sei lá ,saindo da vagina ,depois de umas 2 há mais ou menos estourou e saiu líquido,isso já faz umas 4 já e ela está calma ,sem contração até entao isso e normal?

    ResponderExcluir
  21. Oi minha cadela tá esperando 1 filhote hj ela tá com 61 dias de gestação e não tá apresentando nenhum sintomas que vai ganhar.. Devo me preocupar ou esperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação , vou esperar ate segunda-feira de manha . A minha deu na ultra 5 filhotes , e ate então todos vivos. Se quiser trocar experiência meu zap é 21979875913. Boa sorte ae !

      Excluir
  22. Minha cadela é um shitsu
    Tá em trabalho de parto já nasceu 2 cachorrinhos agora ela tá quietinha já tem 3 horas devo me preocupar ?

    ResponderExcluir
  23. Minha shihtzu esta cn 40 dias de gestação e hoje vi um muco transparente é normal!

    ResponderExcluir
  24. Segundo a ultrassonografista, minha buldogue francês está com 59 dias de gestação hoje, está soltando uma gosma transparente a dias, como se fosse clara de ovo,será que já vai estourar a bolsa? A ultrassonografista disse que se até amanhã ela não entrar em trabalho de parto, precisará fazer outra ultra, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite, minha cadela aparentemente está prenha mais não tenho certeza ela é da raça golden retriver, está dando muito leite já mais ainda parece que a barriga está pequena e já está com uns 50 dias que cruzou

    ResponderExcluir
  26. Olá gostaria de saber, minha cachorrinha está com 7 semanas de gestação na próxima ela já iria entrar em trabalho de parto, mas ela sofreu um acidente (chutaram ela na barriga será que ela pode morrer?) não tenho como levar no veterinário, o que posso fazer

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma dúvida minha cadela hoje está com 56 dias de gestação aferir a temperatura dela agora e deu 37,6 quando devo contar as 12 horas para o parto? Agora ou quando chegar a 37?

    ResponderExcluir
  28. Estou com uma dúvida minha cadela está com 56 dias de gestação hoje amanheceu se lambendo muito as patas sem parar mas ela está limpinha é normal?

    ResponderExcluir
  29. A minha Shitzu hoje faz 61dias ainda não ganhou devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  30. Minha cadela e uma Rottiwailer de 3 anos e é a primeira gestação, hoje faz 61 dias e até agora nada de parir. O que eu faço.

    ResponderExcluir
  31. Oi bom dia minha schintzu esta gravida de 62 dias e nada de contracao ou algum sinal , quanto tempo posso esperar?

    ResponderExcluir
  32. Oi bom dia minha schih tzu esta com 62 dias e nada dos filhotes nascer , e sem contracao esta normal , quanto tempo posso esperar

    ResponderExcluir
  33. Oi bom dia minha schih tzu esta com 62 dias e nada dos filhotes nascer , e sem contracao esta normal , quanto tempo posso esperar

    ResponderExcluir
  34. Oi bom dia minha schintzu esta gravida de 62 dias e nada de contracao ou algum sinal , quanto tempo posso esperar?

    ResponderExcluir
  35. Oi bom dia minha schintzu esta gravida de 62 dias e nada de contracao ou algum sinal , quanto tempo posso esperar?

    ResponderExcluir
  36. Minha bulldog francês tá com 62 hj até agr não deu nem um sinal medi a temperatura dela está com 36.6 g oq faço?

    ResponderExcluir